
BIOGRAFIA
Haroldo Lamps
Haroldo Lamps é filho de Benedicto Carlos e Maria Redondo Carlos.
Haroldo Lamps é o terceiro, de uma família com nove filhos, estabelecida em Araraquara - SP desde o final da década de 1940. Como seus irmãos e irmã, trabalhou para ajudar no sustento da família desde o final da infância.
Haroldo Lamps é casado com Helena Caparica Carlos com quem teve 04 filhos: os gêmeos Danilo e Marcio Caparica Carlos, Anselmo Caparica Carlos e Ana Paula Caparica Carlos.
Haroldo Lamps é compositor e cantor de formação eclética, transitando desde a música sertaneja raiz até o samba. A influência da música sertaneja raiz, vem da própria família. Seu pai, Benedicto Carlos (1924 :1996), mais conhecido na região araraquarense como Dico Paraguaio, era compositor e cantor, profundamente ligado às raízes da música sertaneja. Sua tia avó, Geraldina Rodrigues (1908 : 1992), conhecida no Brasil como a “MÃE DO SERTANEJO” foi presença constante na Rádio Nacional de São Paulo nas décadas de 50 e 60 sendo que, até hoje, seu trabalho de ajuda, abrigo e orientação é reconhecido por muitas duplas sertanejas interioranos que, naquela época, rumaram para São Paulo, em busca de sucesso e reconhecimento.
O apego de Haroldo Lamps ao violão teve início aos 14 anos quando começou a acompanhar o pai em serestas e festividades típicas da região. Na fase do curso ginasial, descobriu a música pop e o rock, principalmente a influência dos Beatles. Na sequência, durante o curso colegial, foi profundamente influenciado pelas músicas dos festivais e pelo samba. Finalmente, em 1975 ingressou no curso de engenharia mecânica da USP, em São Carlos, onde foi líder estudantil atuante, durante a época do chamado “REFLUXO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL”. Nesta fase, participou de festivais e atuou como ator em peças dentro do ambiente universitário. A influência da MPB e da Tropicália vem deste período. O apelido Lampião vem da época da universidade e com o tempo, carinhosamente, os amigos passaram a chama-lo de Lamps. Nome artístico que foi adotado e permanece até hoje!
Haroldo Lamps é autor do livro de poesias “CRONOLÓGICAS 70 87”, no qual procura retratar a vida, as influências, as alterações de visão devido o amadurecimento e as reações do indivíduo “LAMPIÃO” diante de questões existenciais, num dos ciclos mais obscuros da ditadura militar!
Devido ao trabalho como engenheiro, Haroldo Lamps atuou como executivo em empresas multinacionais. Isto possibilitou o contato com outras culturas tendo viajado a trabalho para a Alemanha, Holanda, Inglaterra, Franca, Estados Unidos, Canada e Cuba.
As canções de Haroldo Lamps refletem o cotidiano das pessoas no seu entorno, questões amorosas e emocionais, as questões sociais, tudo isto balizado por uma visão extemporânea e universal.